Foto: Daniel Simião
Trajetória
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e mestre em Antropologia Social pela UNICAMP, foi professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2009) e é, desde 2010, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), onde atua na graduação em ciências sociais e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Realiza pesquisas nas áreas de antropologia urbana, gênero, antropologia do direito e da política e antropologia visual. Integra o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC) e é pesquisador do CNPq (PQ2). Foi pesquisador associado da University of Manchester entre 2018 e 2020, onde realizou estágio de pós-doutorado.
Pesquisa
Desde 2002 realiza pesquisa em Timor-Leste (sudeste asiático) com foco em formas locais de resolução de conflito, formas emergentes de individuação e suas tensões com projetos de desenvolvimento e formação nacional. Produziu dois filmes etnográficos sobre o tema, um do quais ganhador do Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico (2016). No Brasil, desenvolveu pesquisas sobre os mesmos temas tendo como foco a implantação da Lei Maria da Penha de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e os mecanismos de judicialização de conflitos relacionais.
Principais Obras
Artigos e capítulos
SIMIÃO, DANIEL S.; SILVA, KELLY . Playing with ambiguity: The making and unmaking of local power in postcolonial Timor-Leste. Australian Journal of Anthropology, v. 31, p. 333-346, 2020.
SIMIÃO, Daniel Schroeter. Os três patrões: a habilidade negocial das lia e o peso da kultura. e-cadernos, v. 33, p. 9-32, 2020.
SIMIÃO, Daniel Schroeter; OLIVEIRA, Luis Roberto Cardoso de . Judicialização e estratégias de controle da violência doméstica: a suspensão condicional do processo no Distrito Federal entre 2010 e 2011. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 31, p. 845-874, 2016.
SIMIÃO, Daniel. Sensibilidades Jurídicas e Respeito às Diferenças: cultura, controle e negociação de sentidos em práticas judiciais no Brasil e em Timor-Leste. Anuário Antropológico, v. 39, p. 237-260, 2014.
SIMIÃO, Daniel Schroeter. Conflict resolution and the making of personhood in Lisadila, Maubara. In: Susana de Matos Viegas; Rui Graça Feijó. (Org.). Transformations in Independent Timor- Leste: Dynamics of Social and Cultural Cohabitations. 1ed.Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 246-258.
Livros
SIMIÃO, Daniel Schroeter. As Donas da Palavra: gênero, justiça e a invenção da violência doméstica em Timor-Leste. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015. v. 1. 352p .
SILVA, Kelly Cristiane da (Org.) ; SIMIÃO, Daniel Schroeter (Org.) . Timor-Leste por trás do palco: A Cooperação Internacional e a Dialética da Formação do Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 431p .
SIMIÃO, Daniel; APOEMA, K. (Org.) ; SILVA, Kelly Cristiane da (Org.) . Bá Ne'ebé? Percursos Visuais em Timor-Leste. 1. ed. Belo Horizonte: Casa Apoema, 2019. v. 1. 130p .
SIMIÃO, Daniel Schroeter; FELDMAN-BIANCO, B. (Org.) . O campo da antropologia no Brasil: retrospectiva, alcances e desafios. 1. ed. Rio de Janeiro: ABA, 2018. v. 1. 309p .
MELO, J. (Org.) ; SIMIÃO, Daniel (Org.) ; BAINES, S. (Org.) . Ensaios sobre Justiça, Reconhecimento e Criminalidade. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. 671p .
Orientações
Tem orientado estudantes em todos os níveis, nas áreas de antropologia do gênero, do direito e da política. Destacam-se:
Tese de doutorado:
Marco Julian Martínez. Civilizar a Cultura: questões de modernização e a afirmação da dignidade entre homens acusados de violência doméstica e familiar contra a mulher. 2018.
Dissertações de mestrado:
Miguel Antonio dos Santos Filho. Justiça, Reconhecimento e Modernização: a judicialização da violência doméstica e seus dilemas no Brasil e em Timor-Leste. 2019.
Ranna Mirthes de Souza Correa. Procuram-se pais: um estudo etnográfico sobre investigações de paternidade para o registro civil. 2016.
Nicholas Moreira Borges de Castro. "Pedagógico" e "disciplinar": O militarismo como prática de governo na educação pública do estado de Goiás. 2016.
Krislane de Andrade Matias. Lei, Justiça e Judicialização de Conflitos a partir de relatos de mulheres no Distrito Federal. 2015.
Monografias de graduação:
Henrique Romano Rocha. Agora Fazemos Assim: o projeto Mobile Courts e o processo de transposição da modernidade no Timor-Leste Contemporâneo. 2017.
Iyaromi Feitosa Ahualli. A Avenida W3 e suas encruzas: uma etnografia acerca das diversas concepções sobre o conceito de cidadania no contexto da prostituição. 2017.
Miguel Antonio dos Santos Filho. A Conformação de uma Sociedade Civil e a Consolidação da Violensia Domestika: Faces da transposição da modernidade em Timor-Leste. 2016.
Yuri Bianna Fidalgo Croteletti. Da rua ao Congresso: uma análise etnográfica da Marcha da maconha DF e da política sobre o tema no Congresso Nacional. 2015.
Ensino
- Introdução à Antropologia (graduação)
- Teoria Antropológica 2 (graduação)
- Organização Social e Parentesco (Pós-Graduação)