Trajetória
Sou cientista social e mestra em Antropologia pela UnB, onde fui orientada pelo Martin Novion e pelo Gustavo Lins Ribeiro. Depois, me tornei doutora em Antropologia pela UFRGS, orientada pela Claudia Fonseca. Estudei também na Universidade de Johns Hopkins (Baltimore/EUA) e na UFSC, onde fui supervisionada pela Sônia Maluf. Sempre trabalhei com temas da saúde, do adoecimento, do sofrimento tanto na universidade quanto nos movimentos sociais, como o GAPA/DF, o Grupo Curumim Gestação e Parto, Centro Feminista de Estudos e Assessoria.
Faço parte da CASCA – Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva, com Rosamaria Carneiro e Everton Pereira (Departamento de Saúde Coletiva/UnB). Também produzo o Mundaréu, um podcast de divulgação científica com a Daniela Manica da Unicamp. E integramos a Rede Kere-Kere de podcasters de Antropologia no país.
Pesquisa
Desde 2016, eu pesquiso as consequências da epidemia do Vírus Zika junto às famílias atingidas na região de Recife/PE. Atualmente, estou interessada na ciência sobre o vírus que foi produzida pelas crianças, suas cuidadoras, os pesquisadores que lhes acompanham. Várias redes de interlocução têm me ajudado nesse projeto de pesquisa: as famílias e suas associações comunitárias no Recife, as organizações feministas da cidade, o Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES/UFPE), o Grupo de Pesquisa Sociedade, Saúde e Cultura (GRUPESSC/UFPB), o Mandacaru, Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos (UFAL), o Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES/UFSC), o Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi/UFRGS) e a CASCA/UnB.
O Mundaréu é também um projeto de pesquisa, extensão e docência sobre mídia sonora, divulgação científica, tradução da Antropologia. O Departamento de Antropologia (UnB) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR/Unicamp), com suas equipes de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a Rede Kere-Kere são todos interlocutores centrais.
O terceiro projeto de pesquisa atual é sobre câncer de mama. Em parceria com Dulce Ferraz (FIOCRUZ), Fabiene Gama (UFRGS) e Camila Siren (artista gráfica do DF), estamos construindo um graphic novel como material de educação em saúde.
Principais Obras
Artigos e capítulos
“Scientific policies and ethical economies in the development of vaccines against Zika”, em co-autoria com Rosana Castro.
“Cenas de microcefalia, de cuidado, de antropologia (Recife, setembro de 2017)”.
Livros
Micro: Contribuições da Antropologia, livro organizado com Flávia Lima.
Descontrolada: uma etnografia dos problemas de pressão, livro autoral publicado pela Editora da UFSCar.
Etnografias em serviços de saúde, coletânea organizada com Jaqueline Ferreira pela Garamond.
Orientações
Já orientei 27 monografias de graduação em Antropologia; 17 projetos de iniciação científica; 9 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado. Também supervisionei 2 estágios pós-doutorais.
Em geral, trabalho no estilo de orientação coletiva, reunindo minhas orientandas do momento em reuniões e conversas. Graduandas, mestrandas e doutorandas conhecem as pesquisas umas das outras, leem e comentam os textos que vão sendo escritos.
Atualmente, estou acompanhando a pesquisa de Giovana Tempesta no pós- doutorado, Will Pena, Amanda Santos, Ana Paula Jacob e Thais Valim no doutorado; Mariana Simões, Julia Garcia e Wertton Matias no mestrado; Ana Noronha, Barbara Correa e Raissa Magalhães na iniciação científica. Só terei disponibilidade para futuras orientações em meados de 2022.
Ensino
Teoria Antropológica 1
Antropologia e Mercado de trabalho
Antropologia e ética
Antropologia da saúde (PPGAS)
Tópicos Especiais em Teoria Antropológica (PPGAS)