Departamento de Antropologia
 
DAN- Imagens do slide em images/slide/dan
Linhas de Pesquisa
 
Antropologia da Ciência e da Técnica
Estuda a ciência enquanto construção cosmológica, etnografando a prática científica. Pesquisa técnicas de grupos e atores sociais diversos, explorando a intersubjetividade das relações entre humanos e não humanos, como animais e artefatos.
 
Antropologia da Política, do Poder e do Direito
Examina a política, o poder e a justiça de uma perspectiva etnográfica e comparada. Inclui estudos comparativos de processos de resolução de disputas das relações de poder e as dimensões sócio-culturais das estruturas hierárquicas.
 
Antropologia do Campesinato, dos Povos Tradicionais e do Meio Ambiente
Conceitos e tradições teóricas no estudo de campesinato. Leitura de etnografias clássicas e recentes sobre o tema. As transformações contemporâneas do campesinato.
 
Antropologia do Corpo e da Saúde
Investiga a construção social do corpo e da pessoa e dos processos de adoecer, tratar e curar e do manejo das condições de existência do humano. Privilegia as abordagens etnográficas e suas implicações teóricas para a compreensão desses fenômenos.
 
Antropologia Urbana, do Desenvolvimento e Globalização
Estudos da cidade e na cidade; do campo do desenvolvimento, suas práticas e discursos; da circulação de pessoas, capitais, informações e coisas em diversas escalas; das relações locais/supra-locais e globais, do transnacionalismo e do cosmopolitismo.
 
Cultura Popular, Arte, Religião e Literatura
Estudos comparativos dentro de uma perspectiva geral da antropologia simbólica de tradições populares, sistemas artísticos, tradições religiosas e textos literários e literatura oral.
 
Etnologia Indígena, Indigenismo e Relações Interétnicas
Estudos etnográficos das sociedades indígenas do Brasil e da América do Sul. Sistemas regionais de interligações históricas, políticas e comerciais. Construção do indigenismo no Brasil e na América Latina.
 
Identidades, Cidadania e Gênero
Análise de construções das categorias de identidade, representações políticas, dispsutas por reconhecimento e direitos de cidadania, disposições e situações de classe, gênero, raça e etnia.
 
Integração e Conflito nas Socidades Africanas e do Sudeste da Ásia
Investiga processos de integração e conflito que atuam na configuração das sociedades nestas partes do mundo. A emergência de novas sociedades (crioulização), e os idiomas de expressão de conflitos são temas privilegiados.
 
Teoria e História da Antropologia
Reflete sobre debates - rupturas e continuidades - na história do pensamento antropológico além de processos envolvendo controvérsias sobre práticas conceituais posteriormente estabelecidas e atualizadas na experiência etnográfica.