Nota do Departamento de Antropologia da UNB sobre o assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

O Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, em luto, se solidariza com a colega Beatriz Matos, que tivemos a alegria de ter conosco enquanto Bruno Pereira ocupava o cargo de coordenador da CGIRC em Brasília, assim como com toda a família de Bruno e Dom Phillips e com os povos indígenas do Vale do Javari e a UNIVAJA, diretamente atingidos por mais este crime.

Nos juntamos a todas e todos que, indignados, exigem que a apuração dos fatos não se detenha nos elos fracos da cadeia de ilegalidade e crueldade que levou aos assassinatos. Como se tem enfatizado, está em jogo algo muito mais grave do que a incompetência ou omissão, como indicam a maneira com que vem sendo tratadas, por meio de atos claros de desinformação e difamação por parte de representantes do governo, as memórias e famílias de Bruno e Dom. Há muito a ser esclarecido.

Os assassinatos pretendem aterrorizar a todas e todos que lutam para proteger o que nos resta, como país, de democracia e humanidade. Trata-se da Amazônia, mas não só. Como antropólogas e antropólogos, muitos de nós assistimos à conversão, não raro literal, de nossos campos de pesquisa, das florestas às periferias urbanas, em verdadeiros campos de tiro. Os alvos são os corpos de sempre, mas agora tudo se faz à luz do dia, e várias vezes por mês, ou por semana. Genocídio, etnocídio e ecocídio tornaram-se políticas oficiais de governo. Quando isso acontece, numa inversão quase inimaginável, o simples cumprimento do dever profissional e o apego a princípios elementares de humanidade passa a significar risco de vida. Esta tem sido a experiência diária de muitos indigenistas, jornalistas, antropólogos e outros profissionais atuando na Amazônia.

O compromisso de Bruno e Dom ia muito além desse simples dever e de princípios elementares. Que estejamos à altura.