DAN- Imagens do slide em images/slide/dan
Seminários do DAN - 1/2013
linha01
Coordenação: Prof. Guilherme José da Silva e Sá
 
Abril
17 de abril: "Reflexões de um aposentado" - Dr. Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho (Programa de Pós-graduação em Antropologia Social – Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro).
linha01
 
Maio
08 de maio: “A promoção da “Saúde sexual como portal da saúde do homem” no cenário público brasileiro: uma antropologia de redes, associações e efeitos heterogêneos” – Dra. Fabíola Rohden (Departamento de Antropologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
linha01
15 de maio: “A antropologia de Victor Turner: drama, performance e símbolo ritual.” - Dra. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro).
linha01
17 de maio: "Água, 'dores' e 'energia': itinerários etnográficos em termas portuguesas e brasileiras" - Dra. Maria Manuel Correia de Lemos Quintela (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal).
linha01

Junho
05 de junho: “Experiências sociais e políticas públicas nos campos de saúde, gênero e cidadania no Brasil”- Dra. Sonia Maluf (Departamento de Antropologia / Universidade Federal de Santa Catarina).
linha01
12 de junho: "Aboriginal ontologies, existential cartographies and anthropological responsibilities" – Dra. Barbara Glowczewski (Laboratoire d'Anthropologie Sociale / College de France).
linha01
18 de junho: “Porque o (pós)colonialismo e a (de)colonialidade do poder não são suficientes. Uma perspectiva pós-imperialista.” - Dr. Gustavo Lins Ribeiro (Departamento de Antropologia / Universidade de Brasília).
linha01
 
Julho
03 de julho: "From research question to research practice" - Dr. Erik Bähre (Leiden University).
linha01
 
Seminários do DAN - 2/2013
linha01
Coordenação: Prof. Guilherme José da Silva e Sá
 
Agosto
28 de agosto: “Em Outras Palavras: juventude e poesia na África do Sul” - Dra. Juliana Braz Dias (Universidade de Brasília)
linha01
 
Outubro
02 de outubro: "Problemáticas do dito Estado neopatrimonial. Os casos da Angola e Moçambique" - Dr. Michel Cahen (CEAN/CNRS, Institut d'Etudes Politiques de Bordeaux).linha01
09 de outubro: "A liberdade na sombra do Estado? Processos burocráticos e relações interpessoais em assentamentos da reforma agrária" - Dr. Benoît de L'Estoile (Directeur de recherches au CNRS, IRIS, Paris).
linha01
16 de outubro: "Antropologia da África Made in Brazil" - Dr. Wilson Trajano Filho (Departamento de Antropologia - Universidade de Brasília).
linha01
30 de outubro: "Pacificação e violência. Possibilidades de comparação Colômbia e Brasil" - Dra. Silvia Monroy (Universidade de Brasília).linha01
 
Novembro
13 de novembro: "Inclussão e pertencimento na cidade: a favela como a parte que não faz parte". - Dr. Pieter de Vries (Wageningen University).
linha01
20 de novembro: “Biosocialidade, ativismo e memória: considerando emoções e ritual para as 'pessoas vivendo com HIV/Aids' ”- Dr. Carlos Guilherme Otaviano Valle (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
linha01
22 de novembro: Dr. José Sobral (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa).
linha01
27 de novembro: "O desastre radioativo de Goiânia e a constituição da categoria de vítima: interconexão entre narrativas, corporalidades e percepções dos lugares de risco" - Dra. Telma Camargo (Universidade Federal de Goiás).
linha01
 
Dezembro
04 de dezembro: "Populações, territórios e direitos. Aporias do neoliberalismo global. O caso do pacífico colombiano" - Dr. Mauricio Pardo Rojas (Universidade Federal de Santa Catarina).
linha01
11 de dezembro: "Exploraciones sobre el ritual, el tiempo y el poder en las instituciones del gobierno colonial en Hispanoamérica (Gobernación del Tucumán, siglos XVII y XVIII)". - Dra. Silvina Smietniansky (Universidad Nacional de Quilmes/Universidade de Brasília).
linha01
 
Reuniões do LAGERI - 1/2013
linha01
Coordenação: Prof. Stephen Grant Baines
PROGRAMAÇÃO PARA O 1º E 2º SEMESTRES DE 2013
 
Maio
24.05.2013 – Abundância e escassez nas redes de discursos ecológicos entre o povo indígena Wapichana na fronteira Brasil-Guiana. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira (doutor em Antropologia, UnB, 2013) antropólogo consultor independente.
linha01
Junho
07.06.2013 – O Direito de Consulta e Povos Indígenas: reflexões a partir do processo de regulamentação da Convenção 169 no Brasil. Thiago Almeida Garcia (doutorando em Antropologia, CEPPAC/UnB).
28.06.2013 – Um povo sábio, um povo aconselhado: ritual e política entre os Uitoto-murui, Colômbia Professor Dr. Edmundo Marcelo Mendes Pereira, (Departamento de Antropologia, UFRN).
linha01
Julho
05.07.2013 – Índios Urbanos no Brasil: uma reflexão a partir do contexto amazônico. Professora Dra. Juliana Gonçalvez Melo, (Departamento de Antropologia, UFRN).
19.07.2013 – Primeiras impressões a partir de pesquisa no Santuário dos Pajés, Brasília. Thaís Nogueira Brayner (Mestranda em Antropologia, DAN/UnB
linha01
Setembro
13.09.2013 – O 'faroeste caboclo' e a Nova Era: nativos, alternativos e o paradoxo da não-interação em Alto Paraíso de Goiás. Sandro Martins de Almeida Santos, Doutorando em Antropologia Social, PPGAS/DAN/UnB.
linha01
Outubro
04.10.2013 – Projetos de desenvolvimento e projetos de vida de povos indígenas e populações tradicionais no Brasil, Canadá e Cuba. Daniel Brasil (doutorando em Antropologia, CEPPAC, UnB, Brasil - UBC, Canadá).
18.10.2013
– Entre o material, o imaterial e o digital: a Rede de Investigação Recíproca do MOA - Museu de Antropologia da UBC. Dr. Nuno Porto, Associate Director, Research Museum of Anthropology, University of British Columbia.
– Metodologias indígenas de colecionamento. Dra. Andrea Cláudia Marcela Roca, Integrante do LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento). Departamento de Antropologia Museu Nacional UFRJ
linha01
Novembro
08.11.2013 – Responsabilidade social das mineradoras: olhar institucional sobre as práticas interétnicas internas. Annie Lamontagne, Doutoranda do CEPPAC/UnB.
22.11.2013 – Tempo dos netos. Três reflexões Wapichana sobre territorialização, autonomia e conhecimentos ecológicos tradicionais. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira (doutor DAN/UnB, consultor independente).
linha01
Dezembro
06.12.2013 - Apaniekrá e Ramkokamkera-Canela, práticas do desenvolvimento e conflitos sócioambientais no cerrado maranhense. Professor Dr. Adalberto Rizzo Oliveira, Universidade Federal do Maranhão, Pós-doutorando no DAN, UnB.linha01
 
Seminário: “Autoctonia e construção do Estado-Nação”
linha01
Organização:
Prof. José Pimenta (DAN/UnB)
Profa. Andrea de Souza Lobo (DAN/UnB)Data: 17/10/2013
Data: 17/10/2013
Local: Sala de reuniões A
Departamento de Antropologia – DAN
Universidade de Brasília – UnB
linha01
Apresentação
O Seminário "Autoctonia e Construção do Estado-Nação", uma ação conjunta do Laboratório de Indigenismo e Etnologia (LINDE) e do Grupo de Estudos em Contextos Africanos (ECOA), se constitui como uma iniciativa pioneira de reunir pesquisadores que trabalham com questões indígenas na América do Sul e estudiosos de contextos africanos diversos. Sob o tema comum dos processos de construção dos estados-nações, o Seminário tem por objetivo colocar em debate temáticas e realidades sociais aparentemente distantes em um diálogo acadêmico de qualidade e com o potencial de gerar agendas de pesquisa comuns. Questões como processos de construção social, autoctonia, pertencimento e Estado-Nação, autonomia indígena, colonialidade e nacionalismos estarão perpassando as preocupações dos participantes que, a partir de seus lugares de pesquisa, buscarão pontos de conexões e distanciamentos, num diálogo comparativo inovador.
Programação
9.00 – 12.00.
Mesa 1 - Moderador: Prof. Dr. José Pimenta (DAN/UnB)
- Prof. Dr. Edmundo Pereira (PPGAS/UFRN) - “Reforma constitucional e autonomia indígena: coca, tabaco e política entre os Uitoto-murui”
- Prof. Dr. Wilson Trajano Filho (PPGAS/UnB) - “A ideologia do pertencimento e a construção do estado-nação na Guiné-Bissau”
- Profa. Dra. Alcida Rita Ramos (PPGAS/UnB) - “O legado Chibcha na construção social da Colômbia”
14-30 – 17-30.
Mesa 2 – Moderadora: Profa. Dra. Andrea de Souza Lobo
- Dr. Nuno Porto (Museum of Anthropology / University of British Columbia UBC) - “Arte, patrimônio e colonialidade”
- Dra. Andrea Roca (LACED – Museu Nacional / UFRJ) - “Os sertões e o deserto: imagens da 'nacionalização' dos índios no Brasil e na Argentina, na obra do artista-viajante J. M. Rugendas (1802-1858)”
- Profa. Dra. Juliana Braz Dias (PPGAS/UnB) - “O popular e o nacional: reflexões sobre o caso cabo-verdiano”.
linha01
 
II ENCONTRO MEXICANO BRASILEIRO DE ANTROPOLOGIA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
(MEMORIAL DARCY RIBEIRO)
3 A 6 DE NOVEMBRO DE 2013
linha01
COMITÊ ORGANIZADOR
UnB: Wilson Trajano Filho e Carla Costa Teixeira
CIESAS: Virgínia García Acosta e Isabel Campos Goenaga
 
PRESIDENTES DE HONRA
Mariza Peirano (Brasil)
Elena Azaola (México)
 
ASSOCIAÇÕES DE ANTROPOLOGIA
Associação Brasileira de Antropologia (ABA): Carmen Rial (presidente)
Colegio de Etnólogos y Antropólogos Sociales, A.C. (CEAS): Ma. Antonieta Gallart (presidencia)
 
PROGRAMAÇÃO
 
CONFERÊNCIAS (Local: Auditório do Memorial):
Luís Roberto Cardoso de Oliveira (UnB)
Guillermo de la Peña (CIESAS)
 
PAINÉIS:
1.Os Campos da Antropologia no Brasil e no México: tendências e formas de inserção na antropologia mundial (Local: Auditório do Memorial).
Carmen Rial (UFSC), Mariza Peirano (UnB)
Esteban Krotz (UAdY) e Luís Vázquez (CIESAS Ocidente)
linha01
2.Globalização e Migração (Local: Salas 3 e 4).
Gustavo Lins Ribeiro (UnB) e Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)
Magdalena Barros (CIESAS) e Carolina Rivera Farfán (CIESAS)
linha01
3.Espaços Urbanos e Dinâmicas Sociais (Local: Auditório do Memorial).
Ruben Oliven (UFRGS) e Cristina Patriota de Moura (UnB)
Mercedes González de la Rocha (CIESAS) e Raúl Nieto (UAM-I)
linha01
4.Direitos Humanos, Violência e Segurança (Local: Auditório do Memorial).
Adriana Piscitelli (UNICAMP) e Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (USP)
Elena Azaola (CIESAS) e Séverine Durin (CIESAS)
linha01
5.Formação da Nação e sua Relação com o Estado (Local: Salas 3 e 4).
Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UNICEUB) e João Pacheco de Oliveira (UFRJ/MN)
Miguel Bartolomé (INAH, Oaxaca) e Andrés Fábregas (CIESAS)
linha01
6.Vozes das Periferias: a efervescência da cultura popular (Local: Salas 3 e 4).
José Guilherme Magnani (USP) e Juliana Braz Dias (UnB)
Miguel Angel Adame (ENAH-INAH)
linha01
 
GRUPOS DE TRABALHO:
1.Antropologia Médica e da Saúde (Local: Auditório do Memorial).
Jean Langdon (UFSC), Luiza Garnelo (UFAM/Fiocruz) e Carla Costa Teixeira (UnB)
Eduardo Menéndez (CIESAS), Roberto Campos (UNAM), Armando Haro (COLSON) e Rosa Ma. Osorio (CIESAS)
Moderador: Érica Quináglia (UnB)
linha01
2.Políticas Públicas de Educação Indígena e Estratégias de Inclusão (Local: Sala 3).
Antonio Carlos de Souza Lima (UFRJ/MN), Mariana Paladino (UFF) e Gersem J. L. dos Santos (UFAM)
Regina Martínez (CIESAS), David Navarrete (CIESAS) e Antonieta Gallart (CIESAS)
Moderadora: Jane Beltrão (UFPA)
linha01
3.Um Novo Olhar Antropológico para a Economia (Local: Sala 3).
Marcos Lanna (UFSCAR), Kelly Cristiane da Silva (UnB) e Lúcia Helena Alves Müller (PUC-RGS)
Magdalena Villareal (CIESAS), Carmen Bueno (Univ. Iberoamericana) e Gonsalo Saraví (CIESAS)
Moderadora: Marcela Stockler Coelho de Souza (UnB)
linha01
4.Identidades Nacionais, Diversidade Étnica e Estado (Local: Sala 5).
Stephen Baines (UnB), Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos (UnB), Giralda Seyferth (UFRJ/MN) e Elena Nava Morales (UnB)
Andrew Roth (COLMICH), Alicia Barabas (INAH, Oaxaca), Mariano Báez (CIESAS) e François Lartigue (CIESAS)
Moderador: Andrea Lobo (UnB)
linha01
5.Gênero, Corpo e Sexualidade (Local: Sala 3).
Lia Zanotta Machado (UnB), Maria Filomena Gregori (UNICAMP) e Daniel Simião (UnB)
Elsa Muñiz (UAM-I) e Edith Calderón Rivera (CIESAS)
Moderadora: Rosa Virginia A. Albuquerque Melo (UnB)
linha01
6.Desafios Políticos e Éticos da Prática Antropológica frente ao Estado e à Sociedade (Local: Sala 5).
Miriam Grossi (UFSC), Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF) e Luiz Fernando Dias Duarte (UFRJ/MN)
Agustin Escobar (CIESAS), Fernando Salmerón (CGEIB) e Guadalupe Escamilla (CGEIB)
Moderadora: Julie Cavignac (UFRN)
linha01
7.Transnacionalidade do Religioso (Local: Sala 4).
Paula Montero (USP), Rosa Virginia A. Albuquerque Melo (UnB) e Renata Menezes (UFRJ/MN)
Renée de la Torre (CIESAS), Felipe Vázquez (CIESAS) e Carlos Garma (UAM-I)
Moderador: Roque de Barros Laraia (UnB)
linha01
8.Antropologia dos Riscos e dos Desastres: olhares transversais (Local: Sala 4).
Renzo Taddei (UNIFESP), Lúcia da Costa Ferreira (UNICAMP), Norma Felicidade L. da Silva Valencio (UFSCar) e Suzane de Alencar Vieira (UFRJ/MN)
Virgínia García Acosta (CIESAS), Fernando Briones (CIESAS) e Isabel Campos Goenaga (CIESAS)
Moderador: Carlos Emanuel Sautchuk (UnB)
linha01
9. México e Brasil: estudos em e sobre África (Local: Sala 5).
Andréa de Souza Lobo (UnB), Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP), Lorenzo Macagno (UFPR) e Susana Abrantes (UNILAB)
Roberto Meville (CIESAS), Humberto González (CIESAS), Ma. Elisa Velázquez (INAH) e Teresa Rodríguez (CIESAS)
Moderadora: Antonádia Borges (UnB)
linha01
10. Sistemas Políticos Comparados México-Brasil (Local: Sala 4).
Benicio Schmidt (UnB), Rebecca Igreja (CEPPAC/UnB)
Alberto Aziz (CIESAS), Enrique Valencia (Univ. Guadalajara/ITESO) e Ernesto Isunza (CIESAS)
Moderador: Wilson Trajano Filho (UnB)
linha01
 

 

Notícias e Eventos

 
Chamada para auxílio a atividades de pesquisa e participação em eventos nacionais e internacionais
Prazo para pedidos: 08/09/17
linha01
Seleção para Estagiário - Anuário Antropológico
Monitoria de Graduação - 2017/2
Seminários do DAN
Santa católica, imagem turística: questões sobre monumentos e seus públicos
Emerson Giumbelli - UFRGS
23 de agosto de 2017, às 16h
Auditório do ICS/UnB
linha01
Ciclo de Exposições Fotográficas 2017
Um Brasil para todos os brasilteiros: Vinte anos da Marcha Nacional dos Sem-Terra
Christine de Alencar Chaves - DAN/UnB
Período: 02 a 23 de agosto de 2017
linha01
Seminário do LAVIVER
A autoetnografia como método criativo: experimentos sobre a saúde e a doença
Fabiene Gama - PNPD/DAN/UnB
24 de agosto de 2017, às 16h
Sala 1 - ICS/UnB
linha01
Programação do LAGERI para o 2º/2017
Manifestação de repúdio às demissões de funcionários/as terceirizados/as da Universidade de Brasília
Informe do PPGAS
 As inscrições para os processos de seleção para mestrado e doutorado do PPGAS estão abertas. Os editais encontram-se disponíveis na guia "Pós-Graduação" deste site e no site do DPG da UnB (http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422).
linha01
II Reunião de Antropologia da Saúde
8 a 10 de novembro de 2017
Prazo para envio de resumos: 10/08/17
linha01
Manifestação de repúdio ao Relatório Final da CPI FUNAI e INCRA 2