DAN- Imagens do slide em images/slide/dan
Seminários do DAN - 1/2013
linha01
Coordenação: Prof. Guilherme José da Silva e Sá
 
Abril
17 de abril: "Reflexões de um aposentado" - Dr. Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho (Programa de Pós-graduação em Antropologia Social – Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro).
linha01
 
Maio
08 de maio: “A promoção da “Saúde sexual como portal da saúde do homem” no cenário público brasileiro: uma antropologia de redes, associações e efeitos heterogêneos” – Dra. Fabíola Rohden (Departamento de Antropologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
linha01
15 de maio: “A antropologia de Victor Turner: drama, performance e símbolo ritual.” - Dra. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro).
linha01
17 de maio: "Água, 'dores' e 'energia': itinerários etnográficos em termas portuguesas e brasileiras" - Dra. Maria Manuel Correia de Lemos Quintela (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal).
linha01

Junho
05 de junho: “Experiências sociais e políticas públicas nos campos de saúde, gênero e cidadania no Brasil”- Dra. Sonia Maluf (Departamento de Antropologia / Universidade Federal de Santa Catarina).
linha01
12 de junho: "Aboriginal ontologies, existential cartographies and anthropological responsibilities" – Dra. Barbara Glowczewski (Laboratoire d'Anthropologie Sociale / College de France).
linha01
18 de junho: “Porque o (pós)colonialismo e a (de)colonialidade do poder não são suficientes. Uma perspectiva pós-imperialista.” - Dr. Gustavo Lins Ribeiro (Departamento de Antropologia / Universidade de Brasília).
linha01
 
Julho
03 de julho: "From research question to research practice" - Dr. Erik Bähre (Leiden University).
linha01
 
Seminários do DAN - 2/2013
linha01
Coordenação: Prof. Guilherme José da Silva e Sá
 
Agosto
28 de agosto: “Em Outras Palavras: juventude e poesia na África do Sul” - Dra. Juliana Braz Dias (Universidade de Brasília)
linha01
 
Outubro
02 de outubro: "Problemáticas do dito Estado neopatrimonial. Os casos da Angola e Moçambique" - Dr. Michel Cahen (CEAN/CNRS, Institut d'Etudes Politiques de Bordeaux).linha01
09 de outubro: "A liberdade na sombra do Estado? Processos burocráticos e relações interpessoais em assentamentos da reforma agrária" - Dr. Benoît de L'Estoile (Directeur de recherches au CNRS, IRIS, Paris).
linha01
16 de outubro: "Antropologia da África Made in Brazil" - Dr. Wilson Trajano Filho (Departamento de Antropologia - Universidade de Brasília).
linha01
30 de outubro: "Pacificação e violência. Possibilidades de comparação Colômbia e Brasil" - Dra. Silvia Monroy (Universidade de Brasília).linha01
 
Novembro
13 de novembro: "Inclussão e pertencimento na cidade: a favela como a parte que não faz parte". - Dr. Pieter de Vries (Wageningen University).
linha01
20 de novembro: “Biosocialidade, ativismo e memória: considerando emoções e ritual para as 'pessoas vivendo com HIV/Aids' ”- Dr. Carlos Guilherme Otaviano Valle (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
linha01
22 de novembro: Dr. José Sobral (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa).
linha01
27 de novembro: "O desastre radioativo de Goiânia e a constituição da categoria de vítima: interconexão entre narrativas, corporalidades e percepções dos lugares de risco" - Dra. Telma Camargo (Universidade Federal de Goiás).
linha01
 
Dezembro
04 de dezembro: "Populações, territórios e direitos. Aporias do neoliberalismo global. O caso do pacífico colombiano" - Dr. Mauricio Pardo Rojas (Universidade Federal de Santa Catarina).
linha01
11 de dezembro: "Exploraciones sobre el ritual, el tiempo y el poder en las instituciones del gobierno colonial en Hispanoamérica (Gobernación del Tucumán, siglos XVII y XVIII)". - Dra. Silvina Smietniansky (Universidad Nacional de Quilmes/Universidade de Brasília).
linha01
 
Reuniões do LAGERI - 1/2013
linha01
Coordenação: Prof. Stephen Grant Baines
PROGRAMAÇÃO PARA O 1º E 2º SEMESTRES DE 2013
 
Maio
24.05.2013 – Abundância e escassez nas redes de discursos ecológicos entre o povo indígena Wapichana na fronteira Brasil-Guiana. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira (doutor em Antropologia, UnB, 2013) antropólogo consultor independente.
linha01
Junho
07.06.2013 – O Direito de Consulta e Povos Indígenas: reflexões a partir do processo de regulamentação da Convenção 169 no Brasil. Thiago Almeida Garcia (doutorando em Antropologia, CEPPAC/UnB).
28.06.2013 – Um povo sábio, um povo aconselhado: ritual e política entre os Uitoto-murui, Colômbia Professor Dr. Edmundo Marcelo Mendes Pereira, (Departamento de Antropologia, UFRN).
linha01
Julho
05.07.2013 – Índios Urbanos no Brasil: uma reflexão a partir do contexto amazônico. Professora Dra. Juliana Gonçalvez Melo, (Departamento de Antropologia, UFRN).
19.07.2013 – Primeiras impressões a partir de pesquisa no Santuário dos Pajés, Brasília. Thaís Nogueira Brayner (Mestranda em Antropologia, DAN/UnB
linha01
Setembro
13.09.2013 – O 'faroeste caboclo' e a Nova Era: nativos, alternativos e o paradoxo da não-interação em Alto Paraíso de Goiás. Sandro Martins de Almeida Santos, Doutorando em Antropologia Social, PPGAS/DAN/UnB.
linha01
Outubro
04.10.2013 – Projetos de desenvolvimento e projetos de vida de povos indígenas e populações tradicionais no Brasil, Canadá e Cuba. Daniel Brasil (doutorando em Antropologia, CEPPAC, UnB, Brasil - UBC, Canadá).
18.10.2013
– Entre o material, o imaterial e o digital: a Rede de Investigação Recíproca do MOA - Museu de Antropologia da UBC. Dr. Nuno Porto, Associate Director, Research Museum of Anthropology, University of British Columbia.
– Metodologias indígenas de colecionamento. Dra. Andrea Cláudia Marcela Roca, Integrante do LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento). Departamento de Antropologia Museu Nacional UFRJ
linha01
Novembro
08.11.2013 – Responsabilidade social das mineradoras: olhar institucional sobre as práticas interétnicas internas. Annie Lamontagne, Doutoranda do CEPPAC/UnB.
22.11.2013 – Tempo dos netos. Três reflexões Wapichana sobre territorialização, autonomia e conhecimentos ecológicos tradicionais. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira (doutor DAN/UnB, consultor independente).
linha01
Dezembro
06.12.2013 - Apaniekrá e Ramkokamkera-Canela, práticas do desenvolvimento e conflitos sócioambientais no cerrado maranhense. Professor Dr. Adalberto Rizzo Oliveira, Universidade Federal do Maranhão, Pós-doutorando no DAN, UnB.linha01
 
Seminário: “Autoctonia e construção do Estado-Nação”
linha01
Organização:
Prof. José Pimenta (DAN/UnB)
Profa. Andrea de Souza Lobo (DAN/UnB)Data: 17/10/2013
Data: 17/10/2013
Local: Sala de reuniões A
Departamento de Antropologia – DAN
Universidade de Brasília – UnB
linha01
Apresentação
O Seminário "Autoctonia e Construção do Estado-Nação", uma ação conjunta do Laboratório de Indigenismo e Etnologia (LINDE) e do Grupo de Estudos em Contextos Africanos (ECOA), se constitui como uma iniciativa pioneira de reunir pesquisadores que trabalham com questões indígenas na América do Sul e estudiosos de contextos africanos diversos. Sob o tema comum dos processos de construção dos estados-nações, o Seminário tem por objetivo colocar em debate temáticas e realidades sociais aparentemente distantes em um diálogo acadêmico de qualidade e com o potencial de gerar agendas de pesquisa comuns. Questões como processos de construção social, autoctonia, pertencimento e Estado-Nação, autonomia indígena, colonialidade e nacionalismos estarão perpassando as preocupações dos participantes que, a partir de seus lugares de pesquisa, buscarão pontos de conexões e distanciamentos, num diálogo comparativo inovador.
Programação
9.00 – 12.00.
Mesa 1 - Moderador: Prof. Dr. José Pimenta (DAN/UnB)
- Prof. Dr. Edmundo Pereira (PPGAS/UFRN) - “Reforma constitucional e autonomia indígena: coca, tabaco e política entre os Uitoto-murui”
- Prof. Dr. Wilson Trajano Filho (PPGAS/UnB) - “A ideologia do pertencimento e a construção do estado-nação na Guiné-Bissau”
- Profa. Dra. Alcida Rita Ramos (PPGAS/UnB) - “O legado Chibcha na construção social da Colômbia”
14-30 – 17-30.
Mesa 2 – Moderadora: Profa. Dra. Andrea de Souza Lobo
- Dr. Nuno Porto (Museum of Anthropology / University of British Columbia UBC) - “Arte, patrimônio e colonialidade”
- Dra. Andrea Roca (LACED – Museu Nacional / UFRJ) - “Os sertões e o deserto: imagens da 'nacionalização' dos índios no Brasil e na Argentina, na obra do artista-viajante J. M. Rugendas (1802-1858)”
- Profa. Dra. Juliana Braz Dias (PPGAS/UnB) - “O popular e o nacional: reflexões sobre o caso cabo-verdiano”.
linha01
 
II ENCONTRO MEXICANO BRASILEIRO DE ANTROPOLOGIA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
(MEMORIAL DARCY RIBEIRO)
3 A 6 DE NOVEMBRO DE 2013
linha01
COMITÊ ORGANIZADOR
UnB: Wilson Trajano Filho e Carla Costa Teixeira
CIESAS: Virgínia García Acosta e Isabel Campos Goenaga
 
PRESIDENTES DE HONRA
Mariza Peirano (Brasil)
Elena Azaola (México)
 
ASSOCIAÇÕES DE ANTROPOLOGIA
Associação Brasileira de Antropologia (ABA): Carmen Rial (presidente)
Colegio de Etnólogos y Antropólogos Sociales, A.C. (CEAS): Ma. Antonieta Gallart (presidencia)
 
PROGRAMAÇÃO
 
CONFERÊNCIAS (Local: Auditório do Memorial):
Luís Roberto Cardoso de Oliveira (UnB)
Guillermo de la Peña (CIESAS)
 
PAINÉIS:
1.Os Campos da Antropologia no Brasil e no México: tendências e formas de inserção na antropologia mundial (Local: Auditório do Memorial).
Carmen Rial (UFSC), Mariza Peirano (UnB)
Esteban Krotz (UAdY) e Luís Vázquez (CIESAS Ocidente)
linha01
2.Globalização e Migração (Local: Salas 3 e 4).
Gustavo Lins Ribeiro (UnB) e Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)
Magdalena Barros (CIESAS) e Carolina Rivera Farfán (CIESAS)
linha01
3.Espaços Urbanos e Dinâmicas Sociais (Local: Auditório do Memorial).
Ruben Oliven (UFRGS) e Cristina Patriota de Moura (UnB)
Mercedes González de la Rocha (CIESAS) e Raúl Nieto (UAM-I)
linha01
4.Direitos Humanos, Violência e Segurança (Local: Auditório do Memorial).
Adriana Piscitelli (UNICAMP) e Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (USP)
Elena Azaola (CIESAS) e Séverine Durin (CIESAS)
linha01
5.Formação da Nação e sua Relação com o Estado (Local: Salas 3 e 4).
Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UNICEUB) e João Pacheco de Oliveira (UFRJ/MN)
Miguel Bartolomé (INAH, Oaxaca) e Andrés Fábregas (CIESAS)
linha01
6.Vozes das Periferias: a efervescência da cultura popular (Local: Salas 3 e 4).
José Guilherme Magnani (USP) e Juliana Braz Dias (UnB)
Miguel Angel Adame (ENAH-INAH)
linha01
 
GRUPOS DE TRABALHO:
1.Antropologia Médica e da Saúde (Local: Auditório do Memorial).
Jean Langdon (UFSC), Luiza Garnelo (UFAM/Fiocruz) e Carla Costa Teixeira (UnB)
Eduardo Menéndez (CIESAS), Roberto Campos (UNAM), Armando Haro (COLSON) e Rosa Ma. Osorio (CIESAS)
Moderador: Érica Quináglia (UnB)
linha01
2.Políticas Públicas de Educação Indígena e Estratégias de Inclusão (Local: Sala 3).
Antonio Carlos de Souza Lima (UFRJ/MN), Mariana Paladino (UFF) e Gersem J. L. dos Santos (UFAM)
Regina Martínez (CIESAS), David Navarrete (CIESAS) e Antonieta Gallart (CIESAS)
Moderadora: Jane Beltrão (UFPA)
linha01
3.Um Novo Olhar Antropológico para a Economia (Local: Sala 3).
Marcos Lanna (UFSCAR), Kelly Cristiane da Silva (UnB) e Lúcia Helena Alves Müller (PUC-RGS)
Magdalena Villareal (CIESAS), Carmen Bueno (Univ. Iberoamericana) e Gonsalo Saraví (CIESAS)
Moderadora: Marcela Stockler Coelho de Souza (UnB)
linha01
4.Identidades Nacionais, Diversidade Étnica e Estado (Local: Sala 5).
Stephen Baines (UnB), Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos (UnB), Giralda Seyferth (UFRJ/MN) e Elena Nava Morales (UnB)
Andrew Roth (COLMICH), Alicia Barabas (INAH, Oaxaca), Mariano Báez (CIESAS) e François Lartigue (CIESAS)
Moderador: Andrea Lobo (UnB)
linha01
5.Gênero, Corpo e Sexualidade (Local: Sala 3).
Lia Zanotta Machado (UnB), Maria Filomena Gregori (UNICAMP) e Daniel Simião (UnB)
Elsa Muñiz (UAM-I) e Edith Calderón Rivera (CIESAS)
Moderadora: Rosa Virginia A. Albuquerque Melo (UnB)
linha01
6.Desafios Políticos e Éticos da Prática Antropológica frente ao Estado e à Sociedade (Local: Sala 5).
Miriam Grossi (UFSC), Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF) e Luiz Fernando Dias Duarte (UFRJ/MN)
Agustin Escobar (CIESAS), Fernando Salmerón (CGEIB) e Guadalupe Escamilla (CGEIB)
Moderadora: Julie Cavignac (UFRN)
linha01
7.Transnacionalidade do Religioso (Local: Sala 4).
Paula Montero (USP), Rosa Virginia A. Albuquerque Melo (UnB) e Renata Menezes (UFRJ/MN)
Renée de la Torre (CIESAS), Felipe Vázquez (CIESAS) e Carlos Garma (UAM-I)
Moderador: Roque de Barros Laraia (UnB)
linha01
8.Antropologia dos Riscos e dos Desastres: olhares transversais (Local: Sala 4).
Renzo Taddei (UNIFESP), Lúcia da Costa Ferreira (UNICAMP), Norma Felicidade L. da Silva Valencio (UFSCar) e Suzane de Alencar Vieira (UFRJ/MN)
Virgínia García Acosta (CIESAS), Fernando Briones (CIESAS) e Isabel Campos Goenaga (CIESAS)
Moderador: Carlos Emanuel Sautchuk (UnB)
linha01
9. México e Brasil: estudos em e sobre África (Local: Sala 5).
Andréa de Souza Lobo (UnB), Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP), Lorenzo Macagno (UFPR) e Susana Abrantes (UNILAB)
Roberto Meville (CIESAS), Humberto González (CIESAS), Ma. Elisa Velázquez (INAH) e Teresa Rodríguez (CIESAS)
Moderadora: Antonádia Borges (UnB)
linha01
10. Sistemas Políticos Comparados México-Brasil (Local: Sala 4).
Benicio Schmidt (UnB), Rebecca Igreja (CEPPAC/UnB)
Alberto Aziz (CIESAS), Enrique Valencia (Univ. Guadalajara/ITESO) e Ernesto Isunza (CIESAS)
Moderador: Wilson Trajano Filho (UnB)
linha01
 

 

Prêmio CAPES de Tese 2018
 
premio capes 2018
linha01
Anuário Antropológico
 
Está disponível o novo número do Anuário Antropológico (vol. 43, n. 1 - julho de 2018):
 
 
capa anuario 2018 I
linha01
Reunião do LAGERI
 
"Japanese Ethnological Establishment and National Identification (Etnologia no Japão e Identificação Nacional)"

19 de outubro de 2018, às 16h

Sala Multiuso "A" do ICS/UnB
 
linha01
Jornadas Sônia Maluf: Uma Homenagem
 
Bloco 1 - "Cura" - 11/10
Bloco 2 - "Corpo" - 19/10
Bloco 3 - "Gênero, sujeito, experiência" - 26/10
Bloco 4 - "Saúde Mental" - 09/11
 
Sala Multiuso "A" do ICS/UnB
 
linha01
Anuário Antropológico - Chamada para Dossiê Temático "Antropologias e Deficiências"
 
Submissão de artigos até 31 de janeiro de 2019
 
linha01
Reuniões do LAGERI
VII Prêmio Martín Novión 
 
De melhor dissertação de Graduação do Departamento de Antropologia para monografias defendidas em 2018
 
Inscrições abertas até 31 de dezembro de 2018
 
linha01
Nota de Pesar do DAN
E-book "Antropologias, saúde e contextos de crise"
 
CASTRO, Rosana; ENGEL, Cintia; MARTINS, Raysa (Orgs.). Antropologias, saúde e contextos de crise. Brasília: Sobrescrita, 2018. 198 p.
 
Disponível para download em: https://iiras2017.wixsite.com/iiras2017/e-book
linha01