V - O PROCESSO DE MATRÍCULA

A matrícula dos alunos leva-se a efeito por disciplinas, cujos créditos somados devem totalizar um número mínimo de doze por semestre. O não cumprimento dessa exigência pode comprometer, eventualmente, a sua permanência no Curso. O número máximo de créditos a serem obtidos em cada semestre é de 30, exceto no caso dos formandos do semestre em tela, que podem exceder esse número.O processo de matrícula realiza-se na Secretaria do Departamento, aonde você encontrará informações indispensáveis para fazer suas escolhas. Além do conhecimento de seu histórico escolar, você deverá levar em consideração:

(1) a estrutura de seu curso e o fluxo de sua habilitação,
(2) a lista de disciplinas optativas e
(3) a lista de disciplinas ofertadas pela UnB no semestre em consideração.

O processo de matrícula realiza-se em duas fases sendo as datas e a duração definidas no calendário geral da UnB, razão pela qual é absolutamente indispensável que você observe os prazos estabelecidos para cada semestre. As duas fases são:Primeira Fase ou Matrícula. Nesta etapa, a sua participação é obrigatória! Você deverá apanhar na Secretaria do Departmento o seu material de matrícula, composto por: calendário acadêmico, histórico escolar atualizado, fluxo e proposta de pré-matrícula - a lista de disciplinas que, idealmente, você deve cursar no semestre. Você será atendido pelo Coordenador, junto a quem você confirmará e/ou recusará a matrícula em cada uma das disciplinas registradas na sua proposta de pré-matrícula e solicitará a inclusão de outras que pretenda cursar no período letivo.

Retiradas e confirmações serão certificadas nesse momento pelo coordenador, mas a matrícula em disciplinas que vocês pediu para incluir dependerá do processamento coletivo efetuado pelo SIGRA, cujo resultado é divulgado antes do início da próxima fase.Segunda Fase ou Ajuste. Esta etapa consiste em tentar obter a matrícula em disciplinas cujo número de vagas já tenha sido completado. Dela participam apenas aqueles aluno(a)s que não conseguiram matricular-se nas disciplinas cuja inclusão haviam solicitado na etapa anterior.

Se esse for o seu caso, você deve dirigir-se ao Departamento ou Centro que oferece a disciplina pretendida e confirmar o seu interesse em cursá-la, assinando a lista de aluno(a)s não atendido(a)s por falta de vagas, emitida pelo SIGRA para a disciplina pretendida. Para esse fim, você precisará, eventualmente, consultar o Coordenador de Curso do Departamento que oferece a disciplina, o Coordenador do seu Curso e, provavelmente, também o professor que oferece a disciplina desejada. O processamento dessa etapa é feito pelos Coordenadores de Curso, em contato entre si e com os professores das disciplinas. O resultado desta etapa é divulgado no último dia útil antes do início do semestre letivo.

Notícias e Eventos

Reuniões do LAGERI
"No banco dos réus, um índio: criminalização de indígenas no Brasil"
Tédney Moreira da Silva
26 de maio de 2017, às 16h
Sala Multiuso "A" - ICS/UnB
Informe do PPGAS
Encontram-se em elaboração os editais de seleção para as vagas de mestrado e doutorado do PPGAS (primeiro período letivo de 2018). Prevê-se que o período de inscrições tenha lugar no começo de julho.
Manifestação de repúdio ao Relatório Final da CPI FUNAI e INCRA 2
Seminários do DAN
Programação do 1º/2017
Estágio de Graduação - Web Designer