Instruções para colaboradores

O Anuário Antropológico aceitará para publicação trabalhos inéditos em português, inglês, francês ou espanhol, sob a forma de artigos, ensaios críticos de natureza bibliográfica ou resenhas de livros recentes. As contribuições serão recebidas em fluxo contínuo e a pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da Revista) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições) preservando o anonimato. Os manuscritos deverão ser enviados com o texto em Word for Windows (*.doc ou .docx) ou qualquer outro processador de texto compatível, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., seguindo as seguintes orientações:

1. Artigos (de até 9000 palavras, incluindo notas e bibliografia): devem vir acompanhados de: a) resumo (na língua do artigo e em inglês) de até 200 palavras; b) título em inglês; c) até cinco palavras-chave, em inglês e na língua original do artigo.

2. Artigos de crítica bibliográfica (de até 5000 palavras): devem conter a referência completa do livro ou livros comentados, incluindo autor(es), data e local de publicação e editora.

3. Resenhas de livros recentes (de até 1500 palavras): devem conter a referência completa do livro resenhado, incluindo autora, editora, data e local de publicação e número de páginas. As resenhas não devem receber título nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

4. As contribuições devem seguir a seguinte formatação: espaço 1,5, letra Calibri, tamanho da fonte 12. As notas devem vir ao final do texto e devem seguir a mesma formatação.

Todas as contribuições devem vir acompanhadas de carta de encaminhamento contendo nome completo, endereço postal e eletrônico e telefone da autora, assim como seus dados profissionais.

No próprio artigo, sob o nome da autora que segue o título, deve constar apenas sua filiação institucional. Ao final, a autora deve inserir uma minibiografia contendo nome completo, dados profissionais, filiação institucional, cidade, estado, país, suas principais publicações, áreas de interesse e endereço de e-mail para contato

O envio de contribuições implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista. Esta não se compromete a devolver as colaborações recebidas. O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora.

Quanto a figuras, citações, notas e referências, devem ser observados os seguintes formatos:

a) os quadros, gráficos, figuras e fotos devem ser apresentados em folhas separadas, numerados e titulados corretamente, com indicação de seu lugar no texto e de forma pronta para impressão;
b) citações de mais de quatro linhas devem ser destacadas no texto com margem esquerda um pouco maior;
c) as notas de pé-de-página deverão excluir simples referências bibliográficas; estas devem ser incluídas no texto principal entre parênteses, limitando-se ao sobrenome da autora, ano e páginas, por exemplo: (Chaves, 2016: 283-30);
d) a referência completa irá nas REFERÊNCIAS, conforme o seguinte modelo, observando-se se é livro, coletânea, artigo em periódico ou tese acadêmica, aqui exemplificados a seguir:

Livro:

BORGES, Antonádia. 2004. Tempo de Brasília: etnografando lugares-eventos da política. 1. Ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Coletânea:

LOBO, Andréa; DIAS, Juliana Braz (org.). 2016. Mundos em circulação: perspectivas sobre Cabo Verde. Brasília/ Praia: Aba Publicações/EdUniCV.

Artigo em coletânea:

COELHO DE SOUZA, Marcela Souza. 2009. “The future of the structural theory of kinship”. In: Boris Wiseman (ed.), The Cambridge Companion to Lévi-Strauss. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 80-99.

Artigo em periódico:

MOURA, Cristina Patriota de. 2017. “Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa”. Horizontes Antropológicos, 23: 89-121.

Tese acadêmica:

SILVA, Kelly Cristiane da. 2004. Paradoxos da Autodeterminação: a construção do Estadonação e práticas da ONU em Timor-Leste. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília.

capa anuario 2018 I
Nota do DAN

Nosso estudante Wallace Coelho de Sousa faleceu nesta quarta-feira.
Expressamos nossas condolências e simpatias a quem o amava e que tanta dor sente neste momento.
Seu velório acontecerá amanhã, 13/07, às 8h, na capela 1 do cemitério de Taguatinga.
Quem o conheceu, como colega, como docente, só pode lamentar profundamente tudo o que ele poderia ter feito por nós se tivesse conseguido ficar por aqui, com seu pensamento crítico, com sua presença encantadora, com sua história de luta.
Wallace, presente!

Chamada para Resenhistas - Anuário Antropológico

Trancamento Geral de Matrícula Justificado  em virtude da greve estudantil: diretamente pelo MatriculaWeb, até o dia 14 de julho de 2018. Estudantes em condição podem também solicitá-lo; no entanto, esses precisam ir diretamente aos Postos Avançados da SAA, uma vez que o sistema veda o trancamento a estudantes em condição, de modo que ele precisará ser feito manualmente pela SAA. Basta dizer que o motivo é a greve estudantil e que se encontra em condição.

Trancamento parcial de disciplina justificado (TJ): diretamente com a coordenação, até o dia 10 de julho de 2018

Nota do DAN

Lamentamos, com profundo pesar, o assassinato de nosso aluno Jiwago Henrique de Jesus Miranda.
Nossas condolências para suas crianças, familiares e todas as pessoas que o admiraram.
O violento golpe não o retira da vida universitária, mas o coloca no centro de uma luta a que não podemos nos furtar.
Jiwago, presente!